Bruno Silva's profile

Bruno Silva • Branding

No infame ano de 2020 decidi parar de trabalhar pelo sonho dos outros para correr atrás dos meus próprios sonhos. A partir deste ponto de virada na história da minha vida o universo me obrigou a trocar a cortina dos bastidores pelos holofotes. Como num passe de mágica surgiu a necessidade de construir minha marca pessoal.

Após uma profunda análise sobre público, pontos de contato, padrões de linguagem, modelo de gestão e posicionamento cheguei a definição dos quatro pilares que  sustentam este projeto:
Eu poderia escrever esse texto em terceira pessoa e dizer que "Bruno Silva é um designer e filmmaker com mais de 8 anos de experiência resolvendo problemas de comunicação a fim de unir pessoas e marcas". Porém, não é isso que você quer saber.

De acordo com o IBGE (2010), no Brasil existem cerca de 664 mil pessoas que possuem algo em comum: todas elas se chamam Bruno. Surpreendentemente, dentre estas milhares de pessoas, certamente eu sou o Bruno.

Sou formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Comecei a trabalhar com design gráfico aos 16 anos e não parei desde então. De lá pra cá tive a oportunidade de me envolver com fotografia, desenvolvimento de interfaces e produção audiovisual.

Em algum momento em 2016 tropecei no vídeo-ensaio, um subgênero audiovisual que me seduziu.
Não sabendo que era impossível, pois realmente não era, fui lá e criei o [entretermos]. Um projeto no YouTube que utiliza do vídeo-ensaio para criar argumentos audiovisuais que contam histórias impactantes e originais.

Desde então trabalho como um marceneiro digital. Que ao invés de utilizar prego, martelo, serrote e madeira, manipula pixels e linguagem a fim de construir coisas inventivas como este projeto de construção de marca.
Na intersecção entre essas paixões existe aquilo que eu vivo para fazer.
No ensaio O Poeta (1844), o escritor Ralph Waldo Emerson diz que “O jovem reverencia os gênios, porque, para falar a verdade, os gênios representam mais ele do que ele próprio.” Esse trecho simboliza a importância e o papel que as referências têm em nossa construção de visão de mundo, que consequentemente reflete nossas produções. Como dito por Isaac Newton (1653), "Se eu vi mais longe, foi por estar sobre os ombros de gigantes."

Partindo desse princípio, encontrei no trabalho de Bernd Löbach, Design Industrial: Bases para a Configuração dos Produtos Industriais (2001), o que considero ser os três pilares básicos do bom design:
Extrapolando os ensinamentos de Löbach para esta identidade visual, essas diretrizes foram utilizadas com o intuito de dar substância ao projeto por evidenciar a historicidade, agregar valor, harmonia e consistência.

A logo é representada por um monograma formado pelas letras "B" e "S", iniciais de Bruno Silva. De acordo com Henry Noel Humphreys (1853), acredita-se que os primeiros monogramas foram usados em moedas, por volta de 350ac, comumente empregados como assinaturas de artistas e artesãos em pinturas, esculturas e peças de mobiliário.

Preto é a cor predominante, branco a complementar e laranja a cor destaque.
60-30-10 respectivamente. De acordo com Eva Heller em A Psicologia das Cores (2012), existe mais laranja por aí do que nós percebemos e que essa cor é subestimada. Neste ponto, eu poderia dizer que optei pela utilização do laranja como destaque porque ela me representa existencialmente. Mas na verdade, eu gosto de laranja.

As escolhas tipográficas foram feitas com a intenção de representar a função simbólica, estética e prática do design. Respira Black, uma fonte inspirada na escrita gótica, simboliza o passado através da Prensa de Gutenberg. Neue Machina, uma fonte geométrica sem serifa caracteriza-se por sua aparência pesada e implacável, inspirada pelo brutalismo. Formular Mono, uma fonte mono-espaçada, baseia-se no design suíço, que transborda precisão e versatilidade.

Círculos dinâmicos, quadrados, retângulos, pentagramas, triângulos e segmentos áureos. Por trás da construção da logo, paleta de cores, dos ícones originais e dos elementos presentes no desenvolvimento desta identidade visual existe uma constante real algébrica irracional, a
Proporção Áurea.
Bruno Silva • Branding
Published:

Bruno Silva • Branding

Muito prazer, sou o Bruno. Designer, filmmaker ou melhor, um marceneiro digital. Que ao invés de utilizar prego, martelo, serrote e madeira, mani Read More

Published: